Share your experience!
Caros amigos,
Tenho comprado muitos computadores ao longo dos últimos anos. Nenhum me entusiasmou tanto como o all in one vaio, modelo VPCJ11M1E\B, que comprei ainda não fez 10 meses. É uma máquina atraente a todos os níveis, mas noto-lhe um defeito. Atrás do meu Vaio, a minha esposa tem um IMac também all in one. O Imac é muito mais silencioso que o Vaio.
Entretanto nas últimas semanas começei a sentir problemas no Vaio que penso ser de disco rígido. Levei à loja de compra e o ténico detectou alguns sectores do disco rígido danificados e concertou-os. O Vaio não esteve mais de 3 dias nas minhas mãos a funcionar direito e avariou de vez ao ponto de nem o sistema operativo arrancar. É uma máquina que estimo muito e é com muita pena minha que vejo avariar-se assim. A marca impõe respeito e estou algo desiludido. Entretanto, na loja de venda, activaram a garantia e disseram-me que o meu Vaio ia para assitência em França. Fiquei muito desiludido mesmo e agora receio pelo futuro da máquina. Foi um investimento que fiz com gosto, muito gosto até e costumo dizer que o meu vaio é, para além de um computador muito bom, uma peça de arte que fica muito bem na sala da minha casa. O que mais temo é que a máquina não seja reparada a tempo. Há reposição de stock nas lojas deste modelo?
Obrigado antecipadamente pelas informações que me puderem ser prestadas.
Solved! Go to Solution.
Caro rolandoa,
Esse modelo tem, salvo erro, um disco Seagate Barracuda...que é um excelente disco...
Quanto aos sectores danificados, algumas (muitas) vezes, resultam de manipulações que nós próprios fazemos...apesar de terem rectificado esses mesmos sectores, muito provavelmente alguma informação do sistema ficou "danificada"...daí o Vaio não arrancar...
O seu Vaio, vai mesmo para a Sony...pois o disco necessita de ser substituído e terá de ser reinstalado todo o sistema operativo bem como todo o software próprio da Sony...
Para além de não estar a ver a Worten a colocar um disco novo a suas expensas (deles) também vão necessitar dos discos de reinstalação próprios da Sony, que não possuem...(trata-se do sistema operativo que inclui todo o software da Sony)...
Certamente que o seu Vaio irá bem acondicionado (caixa própria para o efeito) não necessitando a Sony dos restantes elementos a não ser do "monitor"...
Cumprimentos
Caro rolandoa,
Bem-vindo ao forum da Sony...
O disco rígido é um componente de terceiros...onde tudo é possível acontecer...no seu caso parece necessitar de uma simples substituição desse componente...
O seu Vaio ainda está no período de garantia...
Pelo que depreendi optou por proceder à reparação através do vendedor...
Se tiver possibilidades, contacte o vendedor e pergunte-lhe quando tenciona enviar o Vaio para reparação... é que se demorar alguns dias a fazê-lo, é mais rápido contactar a Sony...
Todos os Vaio's são reparados no estrangeiro, regra geral em França e não é por causa disso que é mais demorado...depois de acordar o levantamento com a Sony, (em princípio a UPS irá "levantá-lo" a sua casa), a reparação demora cerca de 4/5 dias...
Apenas uma chamada de atenção...se possui dados no disco que queira salvaguardar, seria conveniente fazê-lo agora...nomeadamente, extraí-lo e copiar os mesmos para um outro disco ou cd/dvd, por exemplo...
Cumprimentos, boa sorte e dê notícias...
Olá ,
Antes de tudo obrigado pela rápida resposta.
Sei que o disco rígido não é sony, mas trata-se de um componente que a Sony aceita "meter" dentro do seu aparelho.
O vendedor é a Fnac. Na 1ª vez que levei o PC à loja a indicação foi que fizeram uns testes e descobriram 7 sectres do disco danificadas, pelo que repararam. Mas volvidos 2 dias o PC nem arrancava o sistema operativo. Foi então que levei outra vez o PC à LOja e me indicaram que o PC seguia rumo a FRança. Perguntei se ia mesmo para a SONY e indicaram-me que sim. Espero mesmo que sim.
Mas não me falaram dessa possibilidade de virem buscar e entregar o PC a casa. Realmente teria preferido, pois o mesmo é novo, está na garantia e assim evitaria eventuais choques no transporte que me responsabilizasse. Isto, apesar de ter a caixa do PC intacta. Em todo o caso na Fnac aceitaram somente o PC sendo que os acessórios + caixa veio comigo para casa.
Confio bastante na Fnac, mas como poderei confirmar se o PC foi ou não à SONY???
Agradeço a sugestão dos backups. Felizmente sou muito atento em relação a esse ponto.
Obrigado uma vez mais
Caro rolandoa,
Esse modelo tem, salvo erro, um disco Seagate Barracuda...que é um excelente disco...
Quanto aos sectores danificados, algumas (muitas) vezes, resultam de manipulações que nós próprios fazemos...apesar de terem rectificado esses mesmos sectores, muito provavelmente alguma informação do sistema ficou "danificada"...daí o Vaio não arrancar...
O seu Vaio, vai mesmo para a Sony...pois o disco necessita de ser substituído e terá de ser reinstalado todo o sistema operativo bem como todo o software próprio da Sony...
Para além de não estar a ver a Worten a colocar um disco novo a suas expensas (deles) também vão necessitar dos discos de reinstalação próprios da Sony, que não possuem...(trata-se do sistema operativo que inclui todo o software da Sony)...
Certamente que o seu Vaio irá bem acondicionado (caixa própria para o efeito) não necessitando a Sony dos restantes elementos a não ser do "monitor"...
Cumprimentos
Obrigado uma vez mais pela resposta. De facto, mesmo com a avaria, tenho a Sony em alta conta. Apesar de possuir e ter comprado alguns pcs nos últimos anos, não tinha ainda comprado nenhum Sony, mas tenho muitos aparelhos Sony (amplificador, TV, Micro Hi Fi) e é indiscutível a qualidade da marca, além de, na minha opinião, possuir dos designs mais robustos que existe em alta tecnologia.
Sim, na Fnac a única intervenção que fizeram foi tentar recuperar os sectores danificados do disco com software, mas agora enviaram mesmo o computador para a marca.
Obrigado uma vez mais pelos esclarecimentos.
Disponha sempre... e depois diga qualquer coisa...:smileywink:
Cumprimentos
Boa noite,
Finalmente vi o meu Sony Vaio arranjado. O problema era mesmo do disco rigído. Até agora parece-me que funciona bem. Apenas alguns apontamentos: pessoalmente o software que vem por defeito da Sony não me agrada por aí além. Preferia que as marcas deixassem o Sistema Operativo como original e isto porque depois esse software é causador muitas das vezes de pequenos conflitos com o SO. Também noto que o Vaio faz algum ruído de fundo. Creio que é normal, mas tenho uma vaga ideia (posso estar a errar) que quando veio novinho para casa não fazia esse pequeno ruído. Não é muito incomodativo, mas mesmo encostado ao Vaio all in one está um IMac da Apple da minha esposa e a verdade é que não produz praticamente qualquer ruído por comparação com o Vaio. Já agora um episódio curioso. O Imac e o Vaio foi um investimento que resolvemos fazer. Ambos queriamos em casa computadores que primassem pelo design, fiabilidade da marca e ao mesmo tempo que fossem relativamente potentes. O 1º a ser comprado foi o Imac. Passados uns 11 meses compramos o meu e a minha escolha, sem hesitar muito, foi para este Sony. Adoro o computador e é uma das minhas marcas distintivas dentro de casa. Curiosamente o Imac teve uma avaria. Não demorei muito tempo a suspeitar do disco. Foi para arranjo e quando regressou, o Vaio começou a acusar exacatemente o mesmo problema. Em apenas um mês ambos os computadores avariam pela mesma razão. Até parece invenção, mas é a mais pura verdade factual.
Mas eu estaria a mentir se dissesse que olho para os computadores da mesma forma do que antes da avaria. Tal não é verdade. Confesso que tenho sempre uma sensação de suspeita ao menor sinal e tudo me parece mais frágil. Espero que seja somente um efeito psicológico.
Uma coisa é verdade: gosto muito do material da Asus e recentemente adquiri um tablet assus. Não sabia que a Sony estava para lançar o seu tablet. Mas vou ainda assim estar atento a esse tablet Sony. A próxima compra cá para casa será um micro hi fi e invariavelmente a Sony está na mira já que no passado tive um micro hi fi Sony e foi sempre de alta qualidade.
Caro rolandoalmeida,
Obrigado pela informação...
De facto, o software que muitas vezes acompanha os pc's (portáteis ou não), apenas serve para diminuir o espaço disponível no disco bem como a sua rapidez...
A título de exemplo, posso dizer que num Vaio que adquiri há pouco tempo, depois de retirar todo o software "indesejável", o "boot" passou de cerca de 2 minutos para cerca de 15 segundos...(há que acrescentar que substituí o disco por um SSD)...
Quanto ao tablet da Sony (presumo que seja o S já que ainda irá aparecer o P), embora não seja um "adepto" do Android, posso dizer que o mesmo é excelente (apesar do seu formato "diferente")...
Felicidades com os seus All-in-one e
Cumprimentos
Após algum tempo, regresso com mais algumas dúvidas sobre o meu Vaio all in one. Como relatei há alguns meses acima, o disco rígido foi trocado. Entretanto tenho notado que, com o tempo, o PC está um pouco mais barulhento. Creio que o barulho se deve às ventoinhas internas e sistema de refrigeração. Mas a realidade é que para um all in one, está um pouco barulhento. Sei que estamos em pleno verão, mas instalei um aplicativo para me medir a temperatura do hard drive e verifico que a mesma se situa entre os 45º e os 47º, isto sem estar a puxar muito pela máquina e sem grandes programas a funcionar em segundo plano. Li alguma coisa sobre temperatura e não fiquei com uma ideia muito clara se esta temperatura é regular ou anormal. Passei pela loja onde comprei o PC e disseram-me que a temperatura é normal, para não me preocupar. Gostaria, se possível, de saber duas coisas:
1) é esta temperatura normal?
2) vale a pena substituir o hard drive por um SSD para minimizar aquele barulho algo incomodativo?
Relembro que este Vaio não tem ainda 2 anos (faz em Novembro próximo 2 anos que o comprei)
Seja lá como for gosto muito do computador.
Muito obrigado
Caro rolandoalmeida,
Regra geral, o barulho é consequência (como diz) do sistema de referigeração e ventoinha(s)...embora o seu modelo não seja um portátil, os computadores all-in-one dispõem de pouco mais espaço que aqueles...sendo a dissipação do calor efectuada de uma forma muito menos eficaz que num vulgar computador...
Daí a acumulação de pó e poeiras que dificultam o bom funcionamento do sistema de refrigeração e da(s) ventoínha(s)...exigindo um maior esforço daquela(s) e consequente maior ruído...
Dizem os entendidos que um portátil deve ser "aberto" pelo menos uma vez por ano - pessoalmente "aplico" esta opinião aos all-in-one - para uma profunda limpeza ao sistema de referigeração - ventoínhas...
Um outro componente que produz "algum" calor, é o processador...no seu caso, possuindo o seu Vaio um processador Core i3 da Intel a 2,27Ghz, significa que este está preparado para atingir os 105º (em casos extremos)......o que convenhamos, é muito...
Uma das soluções para minorar esta elevada temperatura, é aproveitar e substituir a pasta térmica do processador...
Normalmente as marcas não primam pela utilização de pasta térmica "acima da média" ou de "qualidade"...a solução para mim, é aproveitar essa "abertura" do Vaio e substituir a pasta térmica do processador por pasta térmica Artic Silver 5, conseguindo-se algumas vezes reduções de temperatura superiores a 10º...
Quanto à temperatura do disco (45º - 47º)...é perfeitamente normal...naturalmente que um SSD, não tendo componentes mecânicas e com um acesso a dados (leitura e escrita) muito mais rápido que um disco rígido, funciona com temperaturas substancialmente inferiores...a única diferença aqui no barulho, não tem a ver com o barulho das ventoínhas mas do próprio funcionamento do SSD vs DD...
Cumprimentos